Indústria do trigo diz que aumento do preço da farinha será inevitável com dólar alto

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) anunciou que o aumento no preço da farinha de trigo será inevitável devido à alta do dólar, que já acumula quase 28% em 2024.

A moeda norte-americana, atualmente cotada acima de R$ 6, impacta diretamente a importação de trigo, necessária para compensar a queda na produção nacional causada por adversidades climáticas.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

De acordo com o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, o câmbio elevado e a safra de qualidade inferior no Paraná e no Rio Grande do Sul aumentaram a dependência de trigo importado, o que eleva os custos dos moinhos. A importação do cereal deverá atingir o maior volume em cinco anos, com mais de 6 milhões de toneladas previstas para o próximo ano-safra.

A associação alerta que, mesmo com possíveis quedas no dólar, os preços internos já refletem os desafios de produção e mercado, pressionando toda a cadeia produtiva e os consumidores brasileiros.

“É um cenário desafiador para a indústria moageira, que vê custos subindo de forma contínua, sem alternativas viáveis para absorver os impactos”, destacou Barbosa.