O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já escolheu os nomes para compor a nova direção do Banco Central. A lista será enviada ao Senado Federal até o início da próxima semana para apreciação.
Rui Costa informou que Lula também planeja uma solenidade para nomeação simbólica de Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central, aproveitando a ocasião para anunciar os demais diretores.
Os indicados precisarão passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e votação no plenário do Senado, com a etapa final prevista para 11 de dezembro. Galípolo assumirá oficialmente o comando do Banco Central em 1º de janeiro de 2025, marcando a primeira troca de liderança desde a autonomia da instituição, estabelecida em 2021.
Durante a coletiva, Rui Costa criticou o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, e afirmou que o governo está “em contagem regressiva” para uma gestão mais alinhada ao Brasil. Campos Neto, alvo de críticas do governo, está atualmente nos Estados Unidos.







