Pesquisadores descobriram que até um milhão de objetos alienigenas vindos do sistema estelar Alpha Centauri podem estar escondidos na Nuvem de Oort, uma região gelada nos confins do Sistema Solar.
O estudo sugere que alguns desses objetos podem até viajar para áreas mais próximas do Sol.
Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo da Terra, a 4,3 anos-luz de distância. Segundo os cientistas, se essa vizinhança cósmica libera tanto material quanto o nosso próprio sistema, há uma grande chance de fragmentos terem sido ejetados para o espaço e capturados gravitacionalmente por nós.
A equipe de pesquisadores da Universidade de Western Ontario, no Canadá, simulou o comportamento desses objetos ao longo de 100 milhões de anos e concluiu que cerca de 50 asteroides por ano podem alcançar os limites da Nuvem de Oort. No entanto, apenas uma pequena fração deles se aproximaria do interior do Sistema Solar, onde poderiam ser detectados.
O estudo também indica que a quantidade de material vindo de Alpha Centauri deve aumentar nos próximos 28 mil anos, à medida que o sistema estelar vizinho se aproxima ainda mais da nossa região.
Segundo Paul Wiegert, um dos cientistas envolvidos, a possibilidade de estudar um asteroide originado de outro sistema estelar seria como realizar uma missão de coleta de amostras interestelares – mas sem precisar enviar uma sonda.
A descoberta ajuda a entender a origem de objetos interestelares como ‘Oumuamua, um misterioso corpo celeste que cruzou o Sistema Solar em 2017, e o cometa 2I/Borisov, detectado em 2019. Agora, os pesquisadores querem analisar outros sistemas estelares próximos para verificar quais deles podem estar enviando fragmentos para o nosso espaço cósmico.









