MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito para investigar denúncias sobre as condições de trabalho de operários na construção da fábrica da montadora chinesa BYD, no Polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Após receber uma denúncia anônima, uma inspeção foi realizada no canteiro de obras, envolvendo a empresa e três terceirizadas. O MPT solicitou documentos como contratos de trabalho, vistos para estrangeiros e planos de prevenção de acidentes, que serão analisados nos próximos dias. Relatos de violência física também surgiram, e novas inspeções não estão descartadas.

Participe do Grupo do Itaberaba Notícias no WhatsApp.

A BYD repudiou as denúncias, determinou o afastamento de agressores e afirmou estar acompanhando as medidas corretivas. A montadora destacou seu compromisso com a legislação e ética no trabalho, enquanto o MPT avalia possíveis ações judiciais ou termos de ajuste de conduta.

Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, a fábrica é a primeira do Brasil destinada à produção de carros elétricos e tem potencial de gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.